Aluno realiza Doutorado Sanduíche na Universidad de Cádiz, Espanha

O aluno de doutorado do PPGCC/INE/UFSC, Giani Petri, orientado pela Prof. Christiane Gresse von Wangenheim, está participando do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Universidad de Cádiz (UCA), Cádiz, Espanha.

O projeto de pesquisa que Giani está desenvolvendo na Espanha, faz parte de sua tese de doutorado sendo realizada no GQS sobre a “Avaliação da Qualidade de Jogos Educacionais para o Ensino de Computação”, cujo objetivo é desenvolver e avaliar um método para a avaliação sistemática de jogos utilizados como estratégia instrucional para o ensino de computação. Durante o período na Espanha, Giani está trabalhando na validação do método proposto em sua pesquisa de tese, juntamente com os pesquisadores da Universidad de Cádiz.

Este projeto está sendo executado no âmbito da cooperação entre o Grupo de Qualidade de Software (GQS/INCoD/INE/UFSC) e o Grupo de Pesquisa SPI&FM (Software Process Improvement and Formal Methods) da Universidad de Cádiz.

O Grupo de Pesquisa SPI&FM da Universidad de Cádiz, possui importantes contribuições para a área de pesquisa em jogos educacionais e este projeto está contribuindo para o fortalecimento da cooperação entre os grupos de pesquisa envolvidos, além de difundir, compartilhar e divulgar os conhecimentos sobre a área comum de pesquisa por meio de produções científicas.

A cidade de Cádiz está situada no extremo sul da Espanha, banhada pelo Oceano Atlântico, e pertence a Comunidade Autônoma Andaluza. Fundada há cerca de 3000 anos pelos Fenícios, Cádiz é a cidade mais antiga do Ocidente. A província onde a cidade se localiza tem a baía de nome idêntico e ocupa 592 km², com uma população ligeiramente inferior a meio milhão de habitantes. Devido ao seu porto, possui indústrias variadas, grandes empresas de engenharia naval, além de ser um atrativo turístico principalmente a alemães e franceses.