Avalie agora também o design visual do seu app com o CodeMaster!

18/02/2020 11:13

Já está disponível online o novo módulo do CodeMaster para avaliar automaticamente o design visual de apps desenvolvidos com App Inventor.

A avaliação é baseada na CodeMaster UI Design – App Inventor Rubric, que permite analisar a conformidade do design de interface: com a teoria de design visual, com o guia Material Design e com as diretrizes WCAG 2.0. Limitamos os critérios de avaliação a recomendações básicas relevantes ao contexto do ensino de design na educação básica, assim como àqueles que são implementáveis com o App Inventor. Visando a automatização do processo de avaliação, também foram considerados somente critérios que podem ser avaliados automaticamente.

A confiabilidade e validade da rubrica foram avaliadas por meio de uma avaliação com 978 projetos da galeria do App Inventor. Os resultados indicam que a CodeMaster UI Design – App Inventor Rubric pode ser considerada confiável (alfa de Cronbach = 0.72). Em termos de validade de construto, há evidência de validade convergente.

A ferramenta tem o objetivo de prover feedback a professores e estudantes, atribuindo uma pontuação da conformidade do design de interface de usuário a projetos de aplicativos por meio de uma ferramenta Web gratuita.

Mais informações:

Solecki, I.; Porto, J. A.; Justen, K. A.; Alves, N. d. C., Gresse von Wangenheim, C., Borgatto, A. F.; Hauck, J. C. R. CodeMaster UI Design – App Inventor: Uma Rubrica de Avaliação do Design de Interface de Aplicativos Android desenvolvidos com App Inventor. Proc. of the XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Vitória, Brasil, 2019.