Candidatos

Propostas de Temas de Pesquisa (TCC, mestrado, doutorado)

                                                       Nós nunca paramos de procurar,
                                                       mas no final de toda nossa procura
                                                       estamos de volta ao ponto de partida
                                                       e só então, vamos compreendê-lo pela  primeira vez.

                                                                                                                                  T.S. Elliot

O nosso foco de pesquisa é voltado ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e métodos na área de Ensino e Avaliação:

Ensino:

  • Ensino de Engenharia de Software (principalmente Gerência de Projetos)
  • Ensino de Computação/Programação no Ensino Básico
Avaliação:
  • Avaliação de qualidade de produtos de software
  • Avaliação de usabilidade de apps de smartphones
  • Avaliação de processos de software

Temas de Pesquisa Abertos

TCCs/Mestrado/Doutorado orientados pelos professores do GQS:

Ensino de Programação/Computação na Educação Básica e Superior

  • Avaliação de originalidade de design visual (paleta de cores) de apps (definição e implementação em python (Christiane/Jean)
  • Avaliação de originalidade de design visual (fontes) de apps (definição e implementação em python (Christiane/Jean)
  • Avaliação de originalidade de design visual (imagens e ícones) de apps (definição e implementação em python (Christiane/Jean)
  • Avaliação da utilidade de apps (Christiane/Lúcia)
  • Curso de formação de professores para o ensino de Machine Learning na Educação Básica (Christiane)
  • Evolução do modelo/ferramenta CodeMaster em conformidade com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Jean/Christiane)
  • Automação da avaliação de estética de app App Inventor a partir do código (Big Code) usando Deep Learning (Christiane/Jean)
  • Detecção de código morto e code smells em apps do App Inventor (Christiane/Jean)
  • Desenvolvimento de um modelo de avaliação de pensamento crítico no ensino de computação (Lúcia)
  • Desenvolvimento de uma infra-estrutura para o treinamento de rede neural para ensino de  Machine Learning na Educação Básica (Jean/Christiane)

Mais informações: http://www.computacaonaescola.ufsc.br/.

Engenharia de Usabilidade

  • Melhorar a criação de interfaces (wireframes) a partir de sketches e design patterns para apps Android usando Machine Learning (Christiane/Jean)
  • Desenvolvimento de uma infra-estrutura para o treinamento de rede neural para ensino de  Machine Learning na Educação Básica (Jean/Christiane)
  • Desenvolvimento de suporte para o design gráfico (cores, tipografia, etc.) no App Inventor (Christiane/Jean)
  • Automação da avaliação de estética de app App Inventor a partir do código (Big Code) usando Deep Learning (Christiane/Jean)

Mais informação: http://softwarequalitygroup.paginas.ufsc.br/usability-engineering/

Melhoria de Processos

  • Desenvolvimento de Guias e Ferramentas baseados na norma ISO/IEC 29110 (Jean)
  • Aplicação de Estudos de Caso com base na norma ISO/IEC 29110 (Jean)
  • Desenvolvimento de um processo de auto-avaliação para a norma ISO/IEC 29110 (Jean)
  • Implementação de uma Ferramenta Web para UseCase 2.0 (Jean)
  • Aplicação de Estudos de Caso com UseCase 2.0 (Jean)

Mais informação: http://softwarequalitygroup.paginas.ufsc.br/software-process-improvement/

Outros temas gerais

  • Implementação de melhorias no sistema TCC/UFSC (Jean)

Outras Informações Importantes

Disponibilidade de Tempo: Como um dos fatores de sucesso de um trabalho científico mais importantes se mostrou a disponibilidade de tempo, queremos enfatizar que a realização:

– do TCC necessitara uma disponibilidade de tempo sua de no mínimo 10 horas por semana de trabalho efetivo (não incluindo disciplinas).
– do mestrado necessitara uma disponibilidade de tempo sua de no mínimo 20 horas por semana de trabalho efetivo (não incluindo disciplinas).
– do doutorado necessitara uma disponibilidade de tempo sua de no mínimo 30 horas por semana de trabalho efetivo (não incluindo disciplinas).

Observe, que este horário ainda NÃO inclui disciplinas, que você eventualmente tenha de cursar. Para estas você deverá reservar tempo adicional.
A nossa experiência é que, sem este tempo disponível, muito provavelmente você não conseguirá terminar o trabalho com sucesso.

Contato com o Orientador: Para uma reunião bi-semanal para a orientação do seu trabalho de 1 hora,  será indicado um dia da semana (no caso da Profa. Christiane Gresse von Wangenheim obrigatoriamente num horário matutino, Prof. Jean Hauck orienta alguns dias em horários vespertino/noturno) sempre no inicio de cada semestre/trimestre.

Trabalho Presencial. Serão orientados somente trabalhos a serem realizados de forma presencial. Como todos os temas oferecidos se integram a outros trabalhos em andamento no GQS, a cooperação e trabalho em conjunto com outros pesquisadores e alunos no GQS é imprescritível. Dessa forma espera se que o aluno realiza a maior parte (> 60%) do trabalho referente a sua pesquisa de forma presencial durante horários comerciais no GQS/INE/UFSC. Não estamos orientando trabalhos a distância.

Pró-Atividade: A nossa filosofia de trabalho é uma filosofia de trabalho orientado a metas. Isto significa que estaremos orientando você no sentido de lhe indicar metas a atingir dentro de seu cronograma e lhe indicando a literatura e os métodos para você atingir estas metas. Atingí-las dentro do cronograma e aprender o que for necessário para a consecução da meta é de responsabilidade única e exclusiva do aluno. Para isso é necessário que você possua independência, autodisciplina e iniciativa, características que normalmente se descrevem em conjunto como pró-atividade. Em nenhum momento, estaremos lhe indicando cada passo de seu cronograma de atividades ou lhe ensinando coisas como linguagens de programação ou sistemas operacionais. Ao contrário de outros grupos de pesquisa, você receberá o seu tema de pesquisa e a responsabilidade de iniciar imediatamente a sua execução no seu primeiro mês de trabalho no grupo. A nossa filosofia é a de que todos no grupo iniciam as suas atividades de pesquisa, com um conjunto de metas já fixadas, tão logo se integram ao grupo. Nós não implementamos um “período apenas de disciplinas” no mestrado. Por isso é muito importante que você se auto-avalie e se certifique de que você possui condições para a realização de uma tarefa de pesquisa de forma autônoma e produtiva

Período de Experiência (somente para mestrado ou doutorado): Antes de confirmar a orientação de um trabalho de mestrado ou doutorado necessitamos a conclusão com sucesso de um período de experiência de no máximo 3 meses em que o candidato obrigatoriamente escreve a introdução a sua dissertação/tese com um nível de qualidade adequado para esse tipo de trabalho e elabora um plano de projeto para o seu trabalho. Candidatos ao doutorado devem observar também os requisitos adicionais pelo regulamento do curso em relação da comprovação de artigos já publicados pelo candidato. Esse período de experiência precisa ser concluído com sucesso antes da seleção de orientandos.

Conhecimentos de Inglês: Toda a literatura com que trabalhamos, com pouquíssimas exceções, é em Língua Inglesa e você deverá ser capaz de tão logo inicie suas atividades ler livros em inglês sem problemas de compreensão. Por isso é importante que, antes de você se candidatar, se auto-avalie com relação aos seus conhecimentos de Inglês. Caso considere que seus conhecimentos de compreensão escrita e de redação são ruins, se programe para realizar um curso intensivo de Inglês antes do início de suas atividades de pesquisa.

Metodologia de pesquisa empírica: Todos os nossos trabalhos de pesquisa seguem a metodologia empírica, incluindo revisões sistemáticas de literatura e avaliações empíricas dos resultados. Você deve incluir estes passos obrigatoriamente no seu plano de trabalho.

Contato

Caso você tenha interesse em realizar um mestrado/doutorado conosco, por favor, encaminhe os seguintes documentos para análise (via email para gresse@gmail.com):

  • Plano de Mestrado/Doutorado (3 páginas): descrevendo claramente e de forma concisa o contexto, problema, pergunta de pesquisa, objetivo, metodologia (com cronograma), resultados previstos e referências obrigatoriamente em relação de um dos temas citados acima. Provavelmente, uma vez aprovado, estaremos refinando o tema, mas é importante que você tenha uma ideia clara do que você quer fazer e tenha realizado o exercício de planejar a execução de seu trabalho. O plano também já deve identificar quais publicações você pretende fazer sobre quais partes do seu trabalho em quais eventos/periódicos (no mínimo Qualis B3).
  • Curriculum Lattes
  • Histórico escolar