Disciplina INE410091 Estratégias de Ensino na Engenharia de Software

Disciplina da Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC

Objetivo geral da disciplina: Capacitar o aluno em conceitos e o processo de design instrucional para o ensino na área de Engenharia de Software (especificamente para o design e desenvolvimento de jogos educacionais), desenvolvendo habilidades e senso crítico para conduzir pesquisas nessa área.

Horário de aula (2016/2): Quarta-feiras das 08:20 às 11:50 (INE/UFSC) – Profa. Dr. rer. nat. Christiane Gresse von Wangenheim, PMP

Programático

• Ensino na área de Engenharia de Software
  • Aprendizagem, ensino e design instrucional
  • Estratégias de ensino (principalmente jogos educacionais)
  • Processo de desenvolvimento de jogos educacionais

A disciplina será realizada usando uma abordagem construtivista usando estratégias de aprendizagem ativa, incluindo aulas expositivas, leitura e análise de artigos, exercícios e trabalhos práticos em sala e fora da sala de aula para fixar os conceitos levando o aluno até o desenvolvimento de um jogo educacional voltado a aprendizagem de uma competência especifica na área de Engenharia de Software.

Mais informações sobre a nossa pesquisa na área de jogos educacionais aqui.