Disciplina INE5624 – 08208 Engenharia de Usabilidade (CCO)

Horário: 2.1010-2 e e 6.0820-2 (turma 08208) – Profa. Dr. rer. nat. Christiane Gresse von Wangenheim, PMP

O objetivo da disciplina é motivar e capacitar os alunos para a prática da engenharia de usabilidade, incluindo conceitos de User Experience (UX), UI design e processos ágeis de engenharia de usabilidade. Espera-se que ao final da disciplina, eles sejam capazes de desenvolver interfaces humano-computador úteis a seus usuários, intuitivas, fáceis de usar, eficientes e prazerosas.

Serão abordados aspectos da usabilidade para diversos tipos de dispositivos no contexto atual da convergência digital, incluindo smartphones, tablets além da usabilidade para sistemas web e desktop.

O foco dos trabalhos práticos será no design de aplicativos para smartphones.

Como parte da disciplina será também apresentado como fazer app inteligentes com classificação de imagens usando técnicas de Deep Learning.

Conteúdo Programático

• Cognição humana e semiótica computacional
  • Critérios e recomendações ergonômicas (heurísticas, guias de estilo, normas técnicas) inclusive para sistemas inteligentes (UAIX)
  • Processo de engenharia de usabilidade
  • Perspectiva da análise (Análise de contexto, especificação de requisitos de usabilidade)
  • Perspectiva da síntese (Técnicas de projeto e especificação da interface com o usuário, prototipagem, …)
  • Perspectiva da avaliação (avaliações heurísticas, teste de usabilidade, …)

Na parte prática da disciplina os alunos aprenderão:

• analisar o contexto de um aplicativo de smartphone e especificar requisitos de usabilidade
  • prototipar designs de interface em vários níveis de fidelidade (sketches, wireframes) até protótipos de alta fidelidade
  • realizar testes de usabilidade

Conheça os trabalhos realizados na disciplina:

Alguns exemplos de trabalhos realizados na disciplina

Mais sobre pesquisas nesta área no GQS aqui.