Relato de experiência da Computação na Escola na ACM Interactions

18/02/2020 10:51

Já está disponível o artigo apresentando nossa experiência ensinando o design de interface de usuário e desenvolvimento de apps com App Inventor na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal/Florianópolis:

Nathalie F. Ferreira, Christiane Gresse von Wangenheim, Raul Missfeldt Filho, Fernando da Cruz Pinheiro, Jean C. R. Hauck. Learning user interface design and the development of mobile applications in middle school. ACM Interactions, 26 (4), 2019. https://dl.acm.org/citation.cfm?id=3338289

Mais um resultado da iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC envolvendo trabalhos de alunos do PPGCC e CCO do INE/UFSC:

• Fernando da Cruz Pinheiro. Modelo instrucional para o ensino de Engenharia de Software e Usabilidade voltado à Educação Básica. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), UFSC, 2019.
  • Raul Missfeldt Filho. Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para Ensinar o Desenvolvimento de Apps no Ensino Fundamental com o App Inventor. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Ciência da Computação, UFSC, 2019.

Em cooperação com o Programa de Pós Graduação em Design /UFSC:

• Nathalie F. Ferreira. Design de Interfaces para apps: proposição de uma unidade de ensino para estudantes do ensino fundamental II. Programa de Pós Graduação em Design – PósDESIGN/UFSC, 2019.
Tags: App Inventordesigndesign thinkingK-12